" Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro" (Heródoto)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O município de Benevides e a abolição


O município de Benevides-PA, celebrou em março deste ano 128 anos da abolição dos escravos. A cidade em 1884, foi a primeira da Amazônia a abolir a escravidão, quatro anos antes de a princesa Isabel assinar a lei Áurea. A data é um feriadão no município e o mês de março é voltado a intenso trabalho da comunidade escolar sobre história e igualdade de direitos.
O escritor e historiador José Leôncio Ferreira, que esta escrevendo a história de Benevides há dois anos, conta que o persidente da Província do Grão-Pará, General de Armas Rufino Enéas Gustavo Galvão (Visconde de Maracajú e abolicionista) chegou ao município às 6h do dia 30 de março de 1884, no cruzador Souza Franco, acompanhado do vapor Pará. Ele presidiu a cerimônia simbólica de libertação de seis escravos (mas que representavam o fim da escravidão dos demais). Os escravos eram: Maurício, Quitéria, Florência, Macário, Gonçala (a mais velha com 40 anos) e Luiz (o mais jovem com 14 anos).
Depois desse evento, Benevides se tornou refúgio pra vários escravos que fugiam em busca de libertação.
Fonte: Amazônia Jornal, 31MAR2012.

6 comentários:

  1. Útil para um trabalho escolar, sobre a conciência Negra

    ResponderExcluir
  2. Útil para um trabalho escolar, sobre a conciência Negra

    ResponderExcluir
  3. Ótimo resumo... Orgulho de ser Benevidense.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito bom para trabalho de escola de 30 de março de 1884

    ResponderExcluir
  5. onde se encontram os recortes de jornais sobre as lutas dos escravizados pela liberdade em Benevides. Quero uma escrita histórica a partir do olhar deles.

    ResponderExcluir