" Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro" (Heródoto)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

DA LOUSA AO TABLET


Há mais de 25 anos tenta-se comprovar que a tecnologia pode ajudar no ensino. Muitas escolas de hoje usam a tecnologia como marketing, mas, o uso dela, faz o aluno aprender com eficácia?
Dois estudos inéditos demonstram como a tecnologia ajudou a melhorar as notas dos alunos da rede pública. O primeiro realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), no município de José Freitas, no interior do Piauí. De acordo com o estudo, os alunos melhoraram sua média de matemática em 8,3 pontos, enquanto os que não usaram a tecnologia avançaram 0,2 ponto. O segundo estudo, da UNESCO, avaliou alunos de escolas públicas de Hortolândia, em São Paulo, que usaram salas de aula com lousa digital e um computador por aluno. O avanço foi de duas a sete vezes em relação aos colegas em salas de aula comuns.
O sucesso, porém, depende como essa tecnologia é usada, é preciso ter estratégias e conteúdos para usar o tablet ou notebook nas salas de aula.
Cinco práticas que ajudam a tecnologia a ensinar:
1) Saber para que usar a tecnologia;
2) Transformar o jeito de dar aula;
3) Mudar a relação entre professor e aluno;
4) Formar e treinar os professores; e
5) Reformar a cultura da escola.
“Se um livro não funciona para um aluno, trocá-lo por um livro digital não vai resolver o problema” (Mark Weston – estrategista educacional da Dell, dedicou seus últimos 36 anos de sua vida a melhorar o ensino usando inovações.)
Leia a entrevista com Mark Weston para Revista Época em:
Fonte: Guimarães, Camila. A lição digital. Época, São Paulo, n. 683, p. 80-87, 20 jun. 2011.

Um comentário:

  1. Interessante, infelizmente é um privilégio de poucos países com Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Acho que o Brasil ainda está longe de chegar a esse padrão, sem perder a esperaça, é claro.

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