A relação entre escola e família, além de objetivos comuns, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente para toda a sociedade, devem seguir os mesmos princípios e critérios, bem como, estarem cientes de seus papeis decisivos e complementares. A interação entre escola e família é de suma importância, pois nelas que se formam os primeiros grupos sociais da criança.
Os resultados do processo ensino-aprendizagem nem sempre acabam em sucessos e aprovações, diante disso, a escola questiona a família, pois se alguns conseguem aprender, o problema é de fora. A família questiona a escola pelo fato de ser ela a responsável pelo ensino. O fato é que nesse círculo vicioso de reclamações recíprocas, o único prejudicado é sem dúvida, o aluno.
Quando perguntado para os educadores brasileiros, quais fatores influenciam a aprendizagem, os culpados preferenciais são os pais dos alunos, conforme abaixo:
Acompanhamento e apoio familiar........................ 78%
Competência do professor....................................... 32%
Gestão da escola....................................................... 10%
Fonte: A tensa relação entre famílias e escolas. Veja, São Paulo, n. 32, p.116, 10 ago. 2011
Os resultados do processo ensino-aprendizagem nem sempre acabam em sucessos e aprovações, diante disso, a escola questiona a família, pois se alguns conseguem aprender, o problema é de fora. A família questiona a escola pelo fato de ser ela a responsável pelo ensino. O fato é que nesse círculo vicioso de reclamações recíprocas, o único prejudicado é sem dúvida, o aluno.
Quando perguntado para os educadores brasileiros, quais fatores influenciam a aprendizagem, os culpados preferenciais são os pais dos alunos, conforme abaixo:
Acompanhamento e apoio familiar........................ 78%
Competência do professor....................................... 32%
Gestão da escola....................................................... 10%
Fonte: A tensa relação entre famílias e escolas. Veja, São Paulo, n. 32, p.116, 10 ago. 2011
Há dificuldade em haver aproximação, principalmente quando os encontros são para falar de problemas, outro fator que afasta a família da escola, é a falta de tempo nas cidades grandes, e a distância, na área rural, e também, algumas instituições não informam à família sobre o trabalho ali desenvolvido e isso dificulta o diálogo.
Para aumentar ainda mais a distância da parceria, muitas famílias desconhecem que podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pela escola de seus filhos, através do Conselho Escolar, que tem como objetivo, a manutenção da escola e, seu perfeito funcionamento, é visto como importante para assegurar a qualidade do ensino.
É fundamental para o desenvolvimento do aluno que a família e a escola sigam os mesmos princípios e critérios para constituir sujeitos críticos que sejam capazes de suprir as necessidades da sociedade complexa em que vivemos. O fato é que não existe educação de qualidade sem que a relação entre as duas instituições estejam niveladas, cada uma exercendo sua função. Com isso, aumentará a qualidade do ensino, melhorando não só a formação profissional do educando, mas também, a formação da personalidade e sua conscientização como cidadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário