Maria Aparecida Quadros Borges
Professora do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Jezulino Lúcio Mendes Braga
Professor do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Professora do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Jezulino Lúcio Mendes Braga
Professor do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Ensinar História para crianças não é tarefa das mais fáceis. Principalmente por ser esta a disciplina que encontra maior resistência entre os alunos do ensino fundamental. As questões mais freqüentes são: porque devo estudar o que já passou? para que guardar todas estas datas? o
que tem a ver com minha vida estes fatos? Existe uma comunidade de sentidos no que se refere à disciplina História. Este mal estar é fruto dos rumos tomados pelo ensino de História desde sua implantação como disciplina autônoma em 1837. Deste momento em diante, o ensino de História
passou a servir a determinados objetivos políticos e seu método era baseado na memorização de datas e na repetição oral de textos escritos. O presente texto procura refletir acerca do ensino de
História. Inicia-se com um breve histórico da disciplina nos currículos escolares. Posteriormente tenta-se expor as principais mudanças sofridas nos anos 80. Na seqüência reflete-se sobre algumas questões que devem nortear o ensino de História nas séries iniciais.
Para saber mais acesse : www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/.../artigo_09.doc
Excelente artigo, explica a evolução do ensino de história no Brasil e confirma que a disciplina de história é um processo social e, todos os homens, como seres sociais, devem entedê-la.
ResponderExcluir