" Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro" (Heródoto)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A história não contada da Igreja Católica

Infelizmente temos uma visão deformada da história da Igreja Católica, devido alguns fatos que ocorreram, como a inquisição e as cruzadas, criando uma aversão à Igreja desde os bancos escolares.
O que poucos sabem é que a Igreja Católica que moldou acivilização ocidental, pois foi a única Instituição a permanecer de pé entre os escombros do Império Romano no momento em que os povos bárbaros assaltavam a Europa. Foram os monges da Igreja que preservaram a herança literária do mundo antigo após a queda de Roma em 476.
A contribuição para o desenvolvimento da ciência foi enorme; muitos cientistas foram padres, alguns exemplos:
- Pe. Nicholas Steno, dinamarquês (1638-1686), é considerado o “pai da geologia”
- Pe. Athanasius Keicher, alemão (1601-1680), o ”pai da egiptologia”
- Pe. Giovanni Battista Riccioli, italiano (1598-1671), a primeira pessoa a medir a taxa de aceleração de um corpo em queda livre.
- Monge Gregor mendel, austríaco (1822-1884), considerado o “pai da genética”
- Pe. Francisco de Vitória, espanhol (1483-1546), “pai do direito internacional”
As Catedrais foram por excelência as obras de arquitetura e arte mais representativa da idade média ocidental cristã. As Catedrais góticas da Europa são especialmente impressionantes. O estudo da beleza e grandiosidade das catedrais medievais tem despertado o interesse dos pesquisadores do nosso século.
Com esse pequeno texto, verificamos, que a Igreja Católica não só torturou e queimou pessoas na fogueira da inquisição, ela também, contribuiu para a formação da civilização ocidental.
Fonte: AQUINO, Felipe. Uma história que não é contada. 3. ed. Lorena: Cléofas, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário